Entrevista com Tavo Machado

Tavo é designer gráfico, já trabalhou com publicidade, embalagens, impressos e cinema. Agora trilha um caminho novo: a tatuagem.
Olha só o que ele contou pro indie!

O que é arte pra você?
Arte para mim é expressão, não importa a forma. Existem várias maneiras de se expressar e, se tocou o coração de alguém, despertou alguma emoção, é arte!

Como é seu processo criativo?
Meu processo criativo é meio louco (rs), meio variável. Normalmente algo me inspira e pronto! Sento pra desenhar e criar! Normalmente busco referências e adiciono idéias próprias. O resultado, às vezes, é uma surpresa até pra mim, pois começo com uma intenção e termino fazendo outra coisa! Portanto costumo brincar dizendo que o desenho tem vida própria!

10 2

Como foi a passagem do design para a tatuagem?
Eu sempre gostei de tatuagem e, lógico, de desenhar. Mas nunca havia pensado na hipótese de me tornar um tatuador! Mas como gostava, fiz algumas tatuagens e acabei me interessando e buscando uma forma de entrar nesse segmento. A vontade de ser um profissional mais autônomo e o fato de não me adequar muito ao mercado corporativo também contribuíram bastante! A formação em design ajuda muito pois foram anos lidando com arte e estética. Na verdade, acho que está tudo integrado. Ter noções de composição, hierarquia, luz, sombra, diagramação, cores, tudo isso ajuda. O desenho também é importante mas temos que estudar sempre, pois a evolução vem com a prática.

3

4

Porque desenhar principalmente mulheres?
Eu sempre fui apaixonado por desenhar rostos femininos. Na verdade não tem uma explicação exata. Sou fascinado por expressões e olhos! Acho que o rosto feminino tem muita força e carregam muito significado.

5

9

7

Onde pega referências?
Essa é uma pergunta que me fazem bastante! Eu curto muito o estilo neotraditional, então procuro estudar os principais artistas que tatuam nesse estilo. Revistas de moda me ajudam nos rostos e posições. E, claro, sempre complemento com minhas próprias idéias e estilo de traço! Eu tive um professor de desenho que me ensinou algo importante: que devemos sempre buscar referências no real, portanto observar a realidade é a melhor forma de desenhar!

11

Acompanhe o trabalho de Tavo Machado pelo instagram: @tavomachado

COMPARTILHAR

Mariana Pinheiro

O desenho e as artes visuais sempre foram minha maior fonte de inspiração e de expressão. Designer e tattoo artist carioca. Criadora e curadora da indie.